sábado, 16 de fevereiro de 2013

Carta para o Futuro


" O presente é o tempo intermediário que nos foi dado para olhar para trás e pensar no que fazer lá na frente."
 
- Antigo Provérbio
 
 
          " Se tu estás lendo isso, é porque a minha carta realmente chegou ao destino esperado. Sabe... do lado de cá, eu sempre fiquei a imaginar como seria o futuro, esse lugar aí onde tu vives! Suponho que os carros já possam voar, que as pessos se teletransportam, que os computadores sejam super avançados (quer dizer... nesse mundo ainda existem computadores ou a tecnologia agora é outra?).
             É curioso, não é? É curioso como - em um piscar de olhos - o mundo se transforma, apresentando coisas tão inovadoras que nós nem imaginávamos que poderíamos precisar! Mas, para ser franca, não foi sobre o futuro que eu vim falar, não foi sobre o teu tempo. Foi sobre o meu tempo. Porquê não se senta? Sim, sim... o que quer que tenha pra fazer, pode esperar, é uma boa história, acredite!
              E então... tu conheces o Passado? Eu digo... além das fotos que pode-se encontrar por aí? Acho que não. O passado é um lugar, como eu posso dizer... interessante! Sim, o passado é um lugar interessantíssimo! E eu o acho tão interessante assim por um motivo: ele passa! Parece meio óbvio, certo? Mas não é! Isso porque a maioria das pessoas desatentas estão sempre correndo e nem se dão conta que as suas vidas estão ficando para trás e que basta um segundo para delimitar o que passou, o que acontece e o que chegará. Daqui de onde eu venho, admito, certas coisas não funcionam muito bem. Muita gente está preocupada demais com o próprio umbigo para perceber que existe uma gama enorme de coisas muito mais importantes; aqui, as pessoas matam e morrem por dinheiro, e nem ligam os pontos para ver que - na maioria dos casos - o dinheiro não trás felicidade; nesse meu tempo, tudo parece poder esperar e ninguém percebe que o tempo é curto demais para que se deixe passar a oportunidade de dizer palavras simples (mas com um poder enorme), essas possam mudar completamente o rumo da vida de alguém...
              Mas não se assuste! Nem tudo é assim tão tenebroso no passado! Aqui, em algum lugar, ainda existem pessoas cheias de sonhos, lotadas de esperanças, repletas de desejos. Pessoas que acreditam que o mundo pode ser um lugar melhor, se elas forem melhores. Pessoas que lutam pelos seus ideais. Pessoas dispostas a colorir a vida, apagar as mágoas e reescrever algumas páginas de suas próprias histórias.
               Certa vez, eu também recebi uma carta de um outro passado, e lá dizia que naquela época as mulheres eram oprimidas, muita gente sofria por sua "cor", as doenças não tinham cura. Lá também dizia que as pessoas, com tudo e apesar de tudo, eram felizes! Elas viviam de forma plena, nas suas vidas pacatas, e não eram tão dependentes de certas coisas que - no meu tempo - as pessoas são.  Então talvez essa carta não seja exatamente sobre o passado, nem sobre o futuro. Talvez essa carta seja sobre mudanças e sobre pessoas e, acima de tudo, sobre o presente - esse tempo intermediário maravilhoso que nos permite tomar decisões importantes. Por isso, antes que eu tenha que te dar uma notícia triste, dizendo que o teu tempo não tem cura... aproveite! Porque agora ele nem deve mais ser futuro, deve ser mesmo o presente. Um presente. Uma chance de curar, uma chance que te foi dada de olhar para trás - para o meu tempo e antes disso, até onde vai a tua visão - e depois olhar para frente e tentar imaginar o que fazer hoje para tornar o amanhã melhor. Afinal... o tal futuro nunca é só teu!
                Bom... está na minha hora... mas eu vou querer saber! Então porque também não me escreve, dizendo como é o teu tempo?... E não se importe muito em definí-lo, é como é: o tempo muda em uma velocidade assustadora, cuidado para não perdê-lo!
 
Um enorme abraço, O viajante do tempo. "
             

3 comentários:

" Um recado de outro Mundo "
Desde já, agradeço pelo comentário!