quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

O Curioso Mundo de Ty

Se esse mundo fosse só meu, tudo nele era diferente! Nada era o que é porque tudo era o que não é; E também tudo que é, por sua vez, não seria. E o que fosse, seria. Não é?


Já dizia Alice, antes de seguir o Coelho Branco, que desejava um mundo diferente. Movida pela sua curiosidade, foi em busca do desconhecido  e caiu para dentro da toca. A princípio, o País das Maravilhas mostrava-se fantástico, mas Alice acabou por descobrir que o tempo não para e que nem tudo é – especificamente – como imaginamos, por mais que desejamos e muitas vezes vejamos as coisas como queremos; sempre haverá uma Rainha de Copas e um valete nos fazendo perceber que Esse mundo pode ser bastante duro, até mesmo no íntimo dos nossos sonhos. Talvez daremos a sorte de encontrar a Sábia Lagarta, talvez o Gato só faça rir de nós, e talvez o Chapeleiro seja mesmo maluco e nos deixe a cada hora mais confusos. Mas, verdade seja dita: do mesmo modo que seguimos o Coelho para dentro da toca, cabe a nós ouvir o tic-tac e sair dela.
Porém, ouso dizer que “sair da toca” não necessariamente significa parar de sonhar, de fantasiar. Sair da toca significa aprender a usar nossos sonhos e fantasias para gerir o mundo, um mundo particular e único, só nosso, dentro de cada um. Porque esses pequenos mundos são sim o que fazem um mundo muito maior onde todos estamos inseridos.
Por vezes eu me sinto meio Alice, sonho demais, e busco o país das maravilhas muito mais do que me dou conta. Em partes, isso pode ser bem ruim, é verdade. Mas, por outro lado, me faz ser quem eu sou. Todas as minhas histórias e contos, as minhas personagens e criações, as minhas situações do cotidiano. Todas essas pequenas coisas estão intimamente ligadas a minha essência e a tudo aquilo ao que eu posso vir a me tornar um dia. E disso... disso eu não abro mão! É o que é: eu estou aprendendo a moldar o Meu mundo para que eu seja forte o suficiente para viver nesse nosso mundo caótico. E o meu mundo está sempre aberto a sofrer mudanças, a passar por tempestades de areia, quedas de meteoritos e nevascas. O meu mundo está aberto a abrigar quem eu acho que dele deve fazer parte – seja de carne e osso ou não. E, a qualquer um que agora lê, eu espero que entre de pé direito nessa confusão,  nesse emaranhado de montes de coisas que é o MEU mundo. Seja Bem-Vindo ao Curioso Mundo de Ty.

“Entre na toca e aproveite e, quando achar que deve, sinta-se a vontade para seguir o Coelho de volta para fora.”

Um comentário:

  1. Parafraseando Lewis Carroll, segundo Alice: “ Se esse mundo fosse só meu, tudo nele era diferente! Nada era o que é porque tudo era o que não é; E também tudo que é, por sua vez, não seria. E o que fosse, seria. Não é? ” Eu respondo à você! "Depende do conceito que você tem de diferente!" Particularmente, eu espero que o "diferente" seja único! Eu sei, todos nós, na sabedoria de Deus, já somos únicos! E o quê nos faz diferente? Acho que são os sonhos, os devaneios, as sandices, as idéias loucas,... E, realmente, para Alice, o mundo dela não era tão perfeito assim. E você sabe o motivo! Rainhas vermelhas, valetes, coelhos brancos, sorrisos estranhos,... Agora eu lhe pergunto, o seu país das maravilhas e tão diferente do meu? A priori, pode-se dizer que sim, até certo ponto! Ao passo que tudo começa com o coelho branco. Este me é apresentado como uma metáfora metafísicas de "acordar". Quando este acordar mais nos parece um sonhar! E sair da toca nos sugere um despertar! Alguma semelhança com o seu? E, valetes, rainhas, lagartas, gatos,... No meu mundo todos existem personificados com sentimentos, emoções, angústias e aflições... Imagino mesmo a minha rainha vermelha querendo a minha cabeça, o valete tentando me fazer desistir, Absolem em meus momentos de dúvida,... E não importa, haja o que houver, eles estarão eternamente no meu mundo! Mesmo que o eterno dure apenas um segundo. Porque eles fazem parte do que nos somos, são inerentes à nossa vida! No fundo, eles são a nossa motivação, nos dão força pra lutar, são a dúvida em busca da sabedoria, o medo em frente ao desconhecido,... Seja nos sonhos, seja na realidade! Por isso, Alice, acordada ou sonhando, o seu mundo é perfeito! Você tem tudo o que precisa, alegrias, tristezas, desafios, emoções a flor na pele, príncipes, sapos, dragões,... estão todos aí!

    Já que você começou o texto com uma citação do livro, eu termino este com o meu diálogo preferido do livro:

    "Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?
    Isso depende muito de para onde queres ir - respondeu o gato.
    Preocupa-me pouco aonde ir - disse Alice.
    Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas - replicou o gato."

    Elder Pinto.

    ResponderExcluir

" Um recado de outro Mundo "
Desde já, agradeço pelo comentário!